quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Preparação Consciente para Gestação e Parto


A gravidez é um momento de profunda alteração no estado físico, psíquico e emocional da mulher.
A preparação consciente na gestação e parto tem por finalidade levar a mulher a conhecer e compreender seu próprio corpo, a fim de minimizar  impactos e estranhezas perante todas alterações naturais do ciclo gestacional.

Aproximar-se do corpo é aprender também a respeitar os próprios limites, é dar voz a uma sabedoria inata que todos nós temos, basta resgatá-la, ativando a intuição e o instinto.

O trabalho corporal devolve a percepção e a sensibilidade, características naturais e essenciais que vão ficando esquecidas no nosso cotidiano acelerado.
Exercícios de respiração, relaxamento e posturas que favorecem o fluxo de energia, tonificam, promovem disposição e melhoram a circulação.

A preparação psíquica intenciona trocar informações necessárias sobre a gestação, parto, aleitamento, a fim de que o casal assuma sua responsabilidade pela qualidade da gestação.
Leitura de livros, vídeos, aproximam o casal do universo ao qual eles pertencem neste momento.


Do ponto de vista emocional, a mulher está num crescente de sensibilidade devido a oscilações hormonais, mudanças de vida, hábitos, comportamentos, planos e perspectivas.
E justamente por toda essa revolução interna que  a gravidez provoca, este é  um momento propício  ao auto conhecimento.

Na gestação ocorre uma regressão natural, e ela é bem vinda.
Imagens da nossa infância podem vir a tona, sonhos com elementos infantis, sonho com o bebê, sonho com o parto, problemas de relacionamento com os pais, entre o casal....são temas que surgem e tornam oportuno o "ir fundo"nas questões.

A parteira com a qual eu trabalho costuma dizer que, antes de parir um bebê, todas as emoções contidas precisam ser paridas.
E esse parto natural acontece!

Por isso a importância de um acompanhamento neste momento, porque não precisamos atravessar sozinhas. Estar amparada permite resgates mais inteiros, e  altera todo o cotidiano familiar

Além do físico, do mental e do emocional, existe o plano sutil que envolve gerar uma vida.
A esse plano sutil gosto de chamar de espiritual, porque o espírito é o que anima, é o sopro da vida.

Não possui relação com crença ou religião.
O aspecto espiritual refere-se `a entrega e confiança aos mistérios da vida.
Nutrir o lado espiritual é se alimentar de confiança e proteção para enfrentar o medo do parto, o medo do desconhecido, o medo da vida.














Nenhum comentário:

Postar um comentário